Manifesto Ciclista

Manifesto Ciclista na íntegra

texto: Fabio Veronesi

A pessoa que passa andando na rua de bicicleta é alguém que está fazendo bem ao mundo e a si mesma. Com esforço próprio combate a poluição e o aquecimento global na prática, sem discursos panfletários, sem levantar bandeiras, sem querer impor nada a ninguém, ela está contribuindo para melhorar o ar que todos respiram hoje e o clima do planeta para as futuras gerações.

(…) A bicicleta é uma invenção que utiliza esse movimento humano típico (…) a que chamamos “andar”, para gerar energia em um veículo de transporte. Andando de bicicleta o ser humano se torna o animal de maior rendimento e desempenho, atingindo índices inimagináveis para qualquer outra máquina ou estrutura biológica – gastamos somente 0,15 calorias por grama de peso por quilômetro percorrido, o que fazemos num tempo médio de 3 minutos. Um casamento perfeito entre biologia e tecnologia.

(…)

Os ciclistas que enfrentam hoje o trânsito das cidades são pioneiros abrindo o espaço para o futuro. Foi-se o tempo em que a rebeldia revolucionária era representada pela moto. Ciclismo é sinônimo de saúde e juventude, indiferentemente da idade. A melhor estratégia para essa luta é conseguir mostrar o quanto é bom andar de bicicleta. (…) A revolução ciclista é lúdica! A bicicleta é um brinquedo de criança que se transforma em prazer e opção de transporte para o adulto.

(…)

É importante destacar que a maioria das pessoas acha que o problema de segurança da bicicleta se resolve com a construção de ciclovias. Acontece, porém, que apesar de serem muito bem vindas (…s) por serem oásis de tranqüilidade, não são somente ciclovias que queremos! Porque toda ciclovia sempre acaba numa rua e, se não houver uma cultura de convivência pacífica entre bicicletas e veículos automotores, vai ser ali, na rua, que o acidente vai acontecer.

(…) o termo “Massa Crítica” ou “Critical Mass” dá, hoje, nome ao movimento mundial que busca unir a força de todos os ciclistas na formação de uma grande massa crítica (…).
O movimento de formação da Massa Crítica é, até que enfim, a esperança de um mundo melhor construído com ações diretas. (…) uma possibilidade real de revolução social se concretizando a cada revolução da roda de uma bicicleta. A opção possível de transformar a revolta contra o aquecimento global e a devastação consumista do nosso planeta em atitude, saúde e prazer.

A bicicleta é, sem dúvida, o veículo do séc. XXI. Nós só estamos no começo dessa história.

4 thoughts on “Manifesto Ciclista

  1. No hablo portugues pero se entiende perfectamente … FANTÁSTICO… digno de ser compartido con mi comunidad ciclista en Santa Cruz – Bolivia. Con el permiso del autor del artículo voy a difundirlo entre los amigos.
    Un abrazo pedalero desde Bolivia…. la cultura de la bicicleta está naciendo en Bolivia… pronto creceremos y seremos millones…
    Un abrazo,
    Gina

  2. Eu acho isso ótimo. Apesar da gente perder peso, nós não poluimos nosso mundo, que um dia ele vai acabar por causa do relaxamento dos humanos.
    Então, favor, todos que estão vendo esse depoimento, essa resposta minha, se conscientize, porque daqui a pouco, será tarde demais.

  3. Adoro saber que existem pessoas que gostam de curtir uma boa pedalada. Tenho certeza de que o mundo seria mais pacífico se todos nós nos confraternizacemos usando uma bicicleta. Tenho encontrado simpatia por parte de alguns motoristas mas sei que ainda é díficil andar no trânsito com tranquilidade.
    Comecei está semana a andar de bicicleta e já estou sentindo a diferença no meu animo, bem estar físico e mental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *