Ciclismo, o Esporte

Pés presos ao pedal, pneus finos de alta pressão rolam em alta velocidade pelo asfalto liso. O guidão é aerodinâmico, as peças têm o menor peso possível. O prazer de andar de bicicleta para alguns é o prazer da velocidade. Pedalar a mais de 40 km/h em um giro constante que extrai o máximo de força do ciclista. Mas não é só força e desempenho físicos ao máximo. O ciclismo de estrada é um esporte coletivo que envolve uma busca constante pela melhor estratégia. Um jogo de xadrez em alta velocidade onde a equipe se une para que o líder saia vencedor.

O vento no esporte deixa de ser a brisa leve que inspira o ciclista e passa a ser um fator limitador do desempenho. Para driblar o ar, unem-se todos num grande bloco, uma massa aerodinâmica de bicicletas. Imitam aves em vôo alternando-se na árdua tarefa de enfrentar diretamente a resistência do ar.

Bicicletas têm as mais variadas formas, os mais variados usos. Ainda assim, permanece sempre a mesma essência o menor gasto possível de energia para o deslocamento. Não importa a velocidade, seja lazer ou esporte.

  • Mais:


Ciclismo de Estrada
na wikipedia.

8 thoughts on “Ciclismo, o Esporte

  1. Parabéns, excelente texto abordando o ciclismo de estrada.
    Eu como adepto amador aqui em São Paulo, me sinto frustrado por ver que os ciclistas de Speed não tem uma força de união coletiva para reivindicar seu espaço, tanto quanto os ciclistas que participam da bicicletada…
    Espero um dia convencer alguns deles a ver a competicão como competição andar na cidade como compartilhar os espaços…. e reivindicar melhores espaços para treino….

  2. Parabéns pelo blog e por esse post. Adorei saber um pouco mais sobre o universo dos ciclistas. Tenho um tio que pratica e me conta altas histórias. É uma sensação de liberdade enorme.

    Abs

  3. o ciclismo para mim é fixe.
    os ciclistas correm com muita velocidade.
    o meu ciclista preferido é o portugues.
    xao muita sorte para tudos.
    ass:maia

  4. Tenho sessenta anos de idade. Comecei pedalar à +ou- 4 anos atrás,quando tive um pequeno problema cadiaco. Porém foi feito exames e constatado q eu estava com Ipertrofia no Ventriculo esquerdo, Foi quando o meu Cardilogista receitou alguns medicamentos e pediu para que eu praticasse algum exercicios fisico.Foi dai em diante que comecei pedalando aos poucos e sentir-se bem. Hoje eu pego pista e faço percurso de 80km pelo menos uma vez por semana e o mais importante: A satisfação e bem estar que isso me proporciona.

  5. C omo sou amante desse esporte,procuro sempre algo de importante que posso usá-lo no meu dia-a-dia e agradeço por essa bela publicação, fico agradecido.

  6. Gente.. ótima matéria!

    Sou praticante de MTB mas sonho em um dia ter acsso ao mundo do speed.

    Tenho 16 anos e fico muito impressionado e tentando sentir um pouco dessa liberdade toda com a minha MTB. No MTB a sensaçao de liberdade nao vem por meio da velocidade, e sim, naquee momento que antecede o salto, quando vc vai para o ar, tudo some. Você fica leve, livre e sem peso sem preocupaçoes e sem medo! quando ve aterrisa paresse que em uma fraçao de segundos a vida volta a você e ai vc está mais alegre e empolgado para fazer tudo denovo!

    Ótima reportagem!

  7. Se der de presente para uma CRIANÇA OU ADOLESCENTE SUPERDOTADO é a melhor coisa do mundo e o melhor investimento que um pai ou uma mãe podia fazer! BICICLETOTERAPIA PURA!!! É uma coisa que PODE TIRAR FAMÍLIAS DA MISÉRIA!!! ALTAS HABILIDADES NELE!!! É uma coisa que NÃO VAI TER PARADAS E NEM TAMPOUCO VAI PARAR!!!

  8. Sou professor de Educação Física e programo o ciclismo todo ano valendo para o quarto bimestre com premio de uma bicicleta sorteada entre os participantes.
    Vem comigo vem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *