Rotas compartilhadas BikeRio


Circular de bicicleta nas cidades tem seus atalhos, dicas que os ciclistas experientes compartilham com os novatos. Dentro dessa lógica, a Transporte Ativo disponibilizou, em parceria com o Banco Itaú a rede de apoio às bicicletas públicas.

Agora esse rede está disponível na versão mais recente do aplicativo BikeRio. Além de permitir ao usuário acessar o sistema de compartilhamento de bicicletas a um toque do celular como destravar a magrela ou consultar as estações disponíveis para retirada e devolução, a nova versão traz sugestões de rotas seguras demarcadas em laranja no mapa.

Os trechos em cor verde representam a infraestrutura cicloviária existente, podendo ser ciclovias, ciclofaixas ou faixas compartilhadas, consideradas totalmente seguras.

Nas vias que não possuem ciclofaixas, balões com as cores amarela e vermelha sinalizam parcialmente seguro e pouco seguro respectivamente. A definição dos trajetos levou em consideração as rotas entre estações já utilizadas por ciclistas no dia a dia.

A rede é uma contribuição da Transporte Ativo para que os trajetos dos ciclistas que já estavam em uso sejam consolidados ainda mais e no futuro sejam somados à infraestrutura cicloviária da cidade. De laranjinha ou em bicicletas particulares, é pedalando que a cidade se tornará mais amigável a circulação humana.

One thought on “Rotas compartilhadas BikeRio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *