Nova Iorque também conta bicicletas

A cidade de Nova Iorque lançou em 2007 um amplo plano Cicloviário e tem ano a ano aumentado a infraestrutura cicloviária. A rede dobrou com os 320km adicionados entre 2008 e 2011 e o número de viagens em bicicleta também dobrou entre 2007 e 2011. Para completar, o DoT (Departamento de Transportes da cidade) espera ainda triplicar os deslocamentos em bicicleta até 2017.

O horizonte ciclístico novaiorquino é promissor, com a inauguração de um sistema de bicicletas públicas com 600 estações e 10.000 bicicletas a ser lançado em março de 2013.

Para colaborar com informações em relação ao fluxo de ciclistas, um grupo de alunos da Universidade de Columbia realizou uma contagem do trânsito de bicicletas na esquina da Broadway com a rua 116. A idéia é municiar com dados o Departamento de Transportes de Nova Iorque e o Campus de Morningside Heights da Universidade de Columbia.

Essa contagem certamente é motivo de orgulho para todos da Transporte Ativo e mostra como o esforço individual de alguns ciclistas, utilizando metodologias simples, é capaz de ir longe. Parabéns aos amigos estudantes e fica feito o convite para todos os interessados em adotar nosso método de contagem de ciclistas.

Confira a íntegra do relatório da Contagem de Ciclistas em Nova Iorque (em inglês).

A metodologia utilizada em Nova Iorque está no Manual de Contagem disponível para download gratuito com instruções completas para que qualquer ciclista possa fazer o levantamento em sua cidade. Ele ainda conta com versões traduzidas para o inglês e espanhol realizadas em parceria com o ITDP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *