Mais Rápido de Bicicleta

O Desafio Intermodal é um estudo empírico que visa medir o tempo de deslocamento dos diferentes modais de transporte disponíveis em uma cidade. São Paulo realiza a sua terceira edição hoje, dia 18 de setembro. Não é preciso estar presente para saber o resultado.

Quem pedala pela cidade sabe que a média de velocidade varia entre 15 e 22 km/h. Não existe engarrafamento nem atrasos. O trânsito motorizado no entanto não tem essa previsibilidade. Nos últimos anos os veículos a motor tem alcançado médias cada vez mais baixas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Arquivo, durante o “Pico da Tarde”, a velocidade era de 16,8 km/h em 2006 (Como o trânsito parou São Paulo).

Desafio Intermodal São Paulo 2008:
Partida: Praça General Gentil Falcão, no Brooklin, Zona Sul.
Destino: Prédio da Prefeitura (Viaduto do Chá), Centro.

Esse ano em Curitiba já foi comprovado: Bicicleta é meio de transporte mais eficiente.

—-
– Mais sobre Desafio Intermodal no blog.
– Mais sobre trânsito no Estadão.

4 thoughts on “Mais Rápido de Bicicleta

  1. Opa,
    Adorei o teu blog. Sou um apaixonado por esse meio de transporte maravilhoso e 100% ecológico e vou fica deolho aqui…
    Gde abraço!

  2. Esse desafio só veio comprovar na teoria o que já se vê na prática nas grandes cidades brasileiras.
    E em relação ao post sobre o Metrô de SP eu tenho a dizer que essa medida é bastante interessante – mas fico aqui a pensar se isso seria útil aqui no RJ. Eu, por exemplo, pego o Metrô todos os dias, na volta pra casa saio da UERJ por volta das 21hs,22hs e isso seria completamente complicado. O Metrô do RJ é cheio o dia inteiro. Isso sem contar que aos domingos e feriados só começa a funcionar as 7hs. Uma vergonha pra quem precisa do transporte.

  3. Alguém deve lutar pelo espaço de ciclovias. Fico feliz que existam pessoas assim. Eu luto pelo bom senso comum e contra a violência. É o mais difícil adquirir.
    Veja a contradição:
    Para haver paz é preciso agir de forma menos participativa e mais pacífica? Porque dizem por aí, “O que os pais não ensinaram, a vida vai ensinar.” A vida é um conjunto de várias coisas incluindo o conflito entre as pessoas. Como poderei ter paz sem um conflito? Mas o conflito é o oposto da paz. Como pregar a paz sem um conflito? hahaha…respondo já…talvez ela não deva ser pregada…um grande abraço! desculpa a invasão e o devaneio por este comentário….

  4. Putz,pra perguntar uma toicle dessas,tinha de ser fake,vai ver ele tava na dfavida e ne3o quis arriscar ser zuado aqui no GTO XDGTO ruleia =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *