Arte e Planejamento Cicloviário

A rua Clinton em Portland já é uma famosa rota ciclística na cidade mais ciclável dos Estados Unidos. Segundo contagem da própria agência de trânsito (PDOT) foram 1.800 bicicletas e 2.600 veículos motorizados em um único cruzamento durante um dia em 2007. Mas as condições podem ser melhoradas e serão.

Para contribuir pela “sensação de segurança” o PDOT resolveu reunir a comunidade ciclística da cidade para pensar soluções. A idéia é resolver alguns dos problemas: a quantidade e velocidade do fluxo motorizado, cruzamentos perigosos, falta de sinalização para os motoristas indicando tratar-se de um “cicloboulervard”

Com o Projeto de Melhorias da Rua Clinton, o PDOT está buscando algo novo. Eles irão trabalhar com um time de artistas locais para criar “ferramentas de comunicação poderosas e criativas que informem ao motorista que ele está em um cicloboulevard”.

Promover o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável em geral não é um modelo que se compra, é um solução em eterna adaptação e melhora. Planejar a cidade é repensá-la e readequá-la diariamente em um ciclo incessante. Cidades para a bicicleta são como a própria bicicleta, não se pode parar nunca, ou caímos.

—-
Via:bikeportland.org

One thought on “Arte e Planejamento Cicloviário

  1. Olá,

    Sou analista de conteúdo da Riot, agência especializada em mídias sociais.
    Estou contatando-o porque o Transporte Ativo foi indicado para compor uma ação de divulgação de um projeto de incentivo ao esporte.
    Caso não esteja familiarizado com ações de publi-editorial e informe publicitário, me coloco à disposição para esclarecer todas as dúvidas. Tenho um tutorial que pode lhe ajudar a entender um pouco mais a relação agência x blogueiro.

    Quero lhe explicar o projeto.
    Se ficar interessado e quiser ouvir minha proposta, entre em contato comigo.

    Parabéns pelo site e até mais,

    Bruna Gonçales

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *