Pedale ao Trabalho

A Liga Norte Americana de Ciclistas promove entre os dias 14 e 18 de maio de 2007 a “Semana Pedale ao Trabalho”. Na sexta-feira, é o “Dia de pedalar ao Trabalho”. A iniciativa visa encorajar o maior número possível de não-ciclistas a experimentarem essa maneira prazerosa de deslocamento.

Quem opta pela bicicleta têm inúmeras vantagens:

– Economiza dinheiro
– Chega por vez mais rápido
– Torna-se cada dia mais saudável
– Enxerga sua cidade com outros olhos
– Faz do mundo um lugar melhor para se viver
– Não fica preso em engarrafamento
– Não polui a sua cidade
– Não contribui para o aquecimento global

Tudo isso e muito mais, uma pedalada de cada vez. Ir ao trabalho de bicicleta, ou ao local de estudo, não é nenhum grande mistério, ainda assim existem mais apreciadores da bicicleta do que ciclistas nas ruas, o site da Escola de Bicicleta ajuda aos interessados em conhecer os meandros da prazerosa rotina dos que pedalam diariamente para o trabalho.

Você gosta de bicicleta? Quer pedalar? Quer sentir prazer? Quer evitar erros? Pois bem, esta página foi criada para evitar que você cometa besteiras tão comuns e que levam à frustração e ao abandono da bicicleta na garagem.

Experimentar sem Errar
.

No seu texto “Bicicleta, veículo urbano?” Reginaldo Assis de Paiva ajuda a destruir uma série de mitos sobre dificuldades para a implantação de um política séria de incentivo ao uso da bicicleta nas cidades. Pelos cálculos de “velocidade generalizada” empregados no texto, não existe veículo mais veloz do que a famosa magrela de duas rodas.

“Velocidade generalizada:”

Em definição simplificada trata-se da soma das despesas monetárias ligadas ao modo de transporte utilizado em um dado trajeto, relacionada à duração deste trajeto. As despesas e tempos dispendidos são convertidos em unidades monetárias pelo recurso ao valor do salário/hora do usuário.

Seja rico ou seja pobre, quem pedala ganha tempo de vida. Além de contribuir para o aumento de uma riqueza que ainda não se mede, o Índice de Felicidade Nacional.

Por fim uma frase do saudoso Sérgio Bianco:

Mais importante que uma ciclovia para a bicicleta é um caminho para o ciclista, pois esse é o caminho da cidadania.

  • Mais:

> No Blog:
Rotina Diária
Pedalar na Cidade

> No site:
Bicicleta, veículo urbano? – Reginaldo Assis de Paiva
O papel da bicicleta para a mobilidade urbana e a inclusão social – Sérgio Bianco
Campanha “Pedalando para o Trabalho

> Em inglês:
League of American Bicyclists – Bike Month
Bicycling to Work Takes Off – Environmental Defense

2 thoughts on “Pedale ao Trabalho

  1. Zé Lobo,
    Em um antigo artigo que escreví para a Revista Engenharia – disponível no site de Vossência – usei o conceito de velocidade generalizada, tal como proposto por um francês, ainda nos anos 60 (ou 70, não sei mais). É interessante verificar que o conceito continua ativo e útil.
    Reginaldo

  2. Bom Dia!
    A Pedalnature foi criada com base nos ensinamentos de “aprende a pedalar”.
    Neste momento contamos já com 38 formandos que já andam de bicicleta e que pensávam que essa tarefa nunca mais seria possivel, pois as idades ficam-se entre os 35 anos e os 53 anos.

    Assim cada vez mais se fixara objectivos em meios de transporte mais saudáveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *