Projeto Cicloviário

[photopress:catedral.jpg,full,centered]

Foto Denir

Com vistas a estreitar o diálogo com a prefeitura de Montes Claros no norte de Minas Gerais, a Transporte Ativo elaborou uma “Proposta de Projeto Cicloviário” para a cidade.

O documento contém algumas especificidades locais, mas pode e deve ser enviado para qualquer administração municipal. A idéia é sensibilizar de maneira simples e direta apontando caminhos capazes de apresentar resultados valorosos.

Quatro pontos fundamentais merecem destaque na elaboração de um bom projeto cicloviário:
1. Facilidade para guardar a bicicleta – estacionamentos seguros (bicicletários) em vários pontos do espaço urbano.
2. Campanhas educativas – educação dos atuais ciclistas e promoção da bicicleta como meio de transporte econômico e ecológico;
3. Integração da bicicleta com outros modos – essencial para ampliar a mobilidade dos ciclistas;
4. Investimento em infra-estrutura – sinalização vertical (placas) e horizontal, construção de ciclovias e ciclofaixas.

Os que tiverem interesse em receber uma cópia editável para ser mandada para outros municípios basta entrar em contato. Via formulário no site da TA ou deixando um comentário.

  • Mais
  • >Proposta de Projeto Cicloviário para Montes Claros

    Anexos:
    – Guia “estacionamento para bicicletas” da Sustrans

    Lei que criou o programa cicloviário em São Paulo

    – Série de cartazes “Pedalando para o Trabalho

    Folheto da campanha “Pedale legal”

    2 thoughts on “Projeto Cicloviário

    1. A Associação Brasileira de Ciclistas, representado pelo presidente, Sr. Presidente Jessé Teixeira Félix, foi recebido em audiência pelo Senador Romeu Tuma no Gabinete do Senador em Brasília no ultimo dia 12 de março com a apoio do Deputado Federal Marcio França , para tratar de assuntos de grande relevância para aos oitenta e cinco Milhões de ciclistas em todo o Brasil durante a conversa foi solicitado junto ao Senador.
      Redução do IPI Imposto sobre Produtos Comercializados) para as bicicletas,
      Criação da comissão Especial de Senadores para tratar dos assuntos cicloviarios,
      Elaboração de um Projeto Lei Obrigando os Fabricantes de Bicicletas a entrega as mesmas completas com os assessórios obrigatórios (retrovisor, campainha, olho de gato)
      Apoio total do projeto Pedalando com Segurança
      Durante a audiência prevista para durar 20 minutos, ficamos quase 2 hora, mostrando a necessidades urgentes da elaboração destes projetos leis que estarão contribuindo para uma vida melhor para os ciclistas , segundo a sua assessoria o Digníssimo Senador Romeu Tuma se sensibilizou com os nossos pedidos e vendo o sofrimento diário dos trabalhadores que usam as suas bicicletas para o transporte diário. Se colocou a disposição para ser um canal de apoio junto aos Senadores para nos ajudar ficou a certeza que após a nossa explanação do projeto, mostrando todos os detalhes, as vantagens e acima de tudo mostrando que as bicicletas tomaram conta de todo o Pais.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *