Gentileza gera Gentileza

Nos anos de 1970 um andarilho cruzou diversas vezes a cidade do Rio de Janeiro. Levava palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Tornou-se conhecido como o Profeta Gentileza e sua mensagem maior pode ser traduzida pela expressão:

gentileza

Estão marcadas em 56 pilastras de um viaduto carioca muitas das palavras desse andarilho. O local é inóspito e tem um fluxo de pedestres pequeno ao longo do percurso de 1,5 km por onde se estendem as pinturas.

A mensagam no entanto não é tanto para ser lida, mas para ser vivida. O local escolhido não poderia ser mais emblemático. Afinal, o trânsito das grandes cidades muitas vezes é conhecido por fazer aflorar nas pessoas momentos que em nada lembram a máxima de que a gentileza é atitude capaz de gerar um círculo virtuoso.

Montado nas rodas de uma bicicleta o ciclista é certamente o mais capaz de impulsionar a gentileza tão necessária no trânsito de nossas cidades. Respeito ao pedestre antes de mais nada, um sorriso ao motorista preso no engarrafamento, um agradecimento aquele que cede passagem. Todas atitudes simples que certamente colaboram para melhorar a vida de todos, uma gentileza de cada vez.

  • Mais

José Datrino, Profeta de Gentileza
Profeta Gentileza na wikipedia.

2 thoughts on “Gentileza gera Gentileza

  1. Num mundo onde as pessoas não se respeitam é muito importante lembra-las da gentileza, do respeito a vida e ao direito de todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *