Crianças no Dia Seguinte

As bicicletinhas marcaram presença na exposição O Dia Seguinte. Entre 10 de outubro a 10 de novembro, mais de 300 crianças, juntamente com seus acompanhantes, participaram dos Jogos de Bicicleta e receberam um conteúdo completo sobre como aprender a pedalar sem o auxílio das conhecidas rodinhas auxiliares.

jdbods1

Promover os Jogos durante uma exposição sobre mudanças climáticas foi irado! Fazer isso envolvendo crianças e seus responsáveis foi melhor ainda. Entre cones, argolas de borracha e muita brincadeira, as conversas sobre como cuidar do lixo que produzimos em casa, fluíram com muita facilidade. Às vésperas das festas de final de ano, tivemos papos incríveis sobre a possibilidade de reciclar uma bicicleta usada ao invés de pagar um valor alto por uma nova, que por conta do crescimento das crianças, será usada por pouco tempo. Já parou para pensar como essa atitude pode causar um impacto positivo na preservação do meio ambiente?

jdbods3

A exposição registrou um público de mais de 30 mil pessoas e, para nossa surpresa, passaram pelos jogos um número significativo de adultos que não sabiam pedalar. Dessa forma, como sempre gostamos de fazer, compartilhamos tudo que a gente sabe para que mais pessoas usem bicicletas mais vezes, colaborando com um mundo cada vez melhor, com mais qualidade de vida nas cidades.

jdbods2

As técnicas mirabolantes e infalíveis para aprender a pedalar estão aqui e o folheto com os Jogos de Bicicleta, nesse link.

Boralá fazer o mundo girar!

Jogos de Bicicleta no mês das crianças

IMG_5335

Uhuuuuuu! Bicicletamos no meio das vigas de concreto e paredes do Museu do Amanhã e da Cidade das Artes. Deixamos nossa criança interior se misturar com as crianças de verdade durante os Jogos de Bicicleta, atividade que promovemos no Dia das Crianças no Museu do Amanhã e que também acontecerá todos os finais de semana de outubro até o dia 10 de novembro na Cidade das Artes, como parte da exposição “O dia Seguinte”.

IMG_5258

Durante os Jogos, haviam crianças, girando com bicicletas e se divertindo com diversas brincadeiras que ajudam no processo de aprendizagem para pedalar. Utilizando bicicletas de equilíbrio, que não contam com apoio de rodinhas e nem pedais, as crianças giram na pracinha de cones, fogem do monstro do lençol, caçam argolas de borracha e participam de outras atividades para treinar o equilíbrio. É pura diversão que envolve quem está acompanhando as crianças e também desperta a curiosidade de quem passa por perto.

IMG_5352

Você pode chamar a bicicleta por diversos nomes e apelidos, em alguns lugares ela é chamada de “Magrela” e outros “Camelo”, não importa como ela é chamada, o que vale é que cada vez mais, temos pais pessoas, usando a bicicleta mais vezes e ela está presente em espaços onde ela era proibida de entrar. Desse modo, vamos dar um salve bem grande para a presença dela nesses espaços, principalmente no mês das crianças. 🙂

20191013_100614

Mais Jogos de Bicicleta acontecerão na Exposição o Dia Seguinte, todos os sábados e domingos, até 10 de novembro. Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre as mudanças climáticas e sua relação com nossa vida. Usar mais a bicicleta é uma das maneiras para para reduzir os problemas causados pela poluição e ainda melhorar a saúde e a qualidade de vida nas cidades.

Roda de Conversa Livros & Bicicletas

Compartilhar dicas e comentários sobre livros e bicicletas foi a pauta da Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa, que a TA organizou, em parceria com o Museu do Amanhã. Tivemos diversos livros em papel sobre a mesa e muita conversa sobre a história de cada livro e a relação deles com as pessoas. Os livros digitais não apareceram durante a conversa e não sabemos exatamente o motivo, mas foi muito legal perceber que cada exemplar em papel carrega um pouco a história de quem o leu e ainda o guarda com carinho.

IMG_4655

A conversa estava tão agradável que nem percebemos o tempo passar. Ficamos com a percepção de que o número de livros sobre bicicleta tiveram um bom crescimento na última década e que muitas publicações estão por aí a disposição dos leitores.

30

35

Atualmente não é difícil encontrar livros sobre bicicleta nas livrarias e, um bom número dessas publicações, são produção nacional, alguns independentes e com temas variados como livros sobre mecânica, relatos de viagens, dicas sobre como usar a bicicleta nas cidades e alguns dedicados ao público infantil. Em breve teremos outros encontros sobre livros e bicicletas. Você tem algum livro preferido sobre bicicleta? conte pra gente.

Roda de Conversa sobre Cicloturismo

rdcc2

Mais uma vez estivemos no Terreiro de Ideias do Museu do Amanhã promovendo uma tarde de conversa sobre bicicleta. Nessa edição, o tema foi Cicloturismo no Brasil e contou com a participação dos pesquisadores Luiz Saldanha e Juliana de Castro do Planett (Núcleo de Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo) e do jornalista Fábio Nazareth, criador dos Pedalentos – Cicloturismo Contemplativo. A roda foi bem descontraída e os participantes tiveram oportunidade de conhecer mais sobre o que está acontecendo no cenário nacional e também compartilhar suas experiências com universo das bicicletas.

rdcc3

Viajar de bicicleta é uma modalidade de turismo que vem crescendo em todo mundo nos últimos anos, inclusive no Brasil, que já conta com roteiros e circuitos prontos para receber os cicloviajantes. Em 2015, na cerimônia de abertura da Velocity, maior conferência sobre ciclomobilidade do mundo, foi anunciado que os recursos deixados por quem viaja de bicicleta na Europa superou o de outros modos de transporte. Por aqui já tivemos dois encontros para desenvolvimento do cicloturismo, o último que aconteceu em 2018, tratou sobre a relação dos Parques Nacionais, Unidades de Conservação e suas relações com o cicloturismo. O próximo já está agendado para 2020.

rdcc1

Temos um cenário muito promissor pela frente e acreditamos que cada vez mais teremos mais pessoas usando bicicletas, mais vezes!  Fique atento, a próxima Roda de Conversa será dia 14 de setembro com o tema Livros & Bicicletas.

Bicicletas nas férias do Museu do Amanhã

mdajdb4“Hoje tem marmelada?
Tem, sim sinhô.
Hoje tem goiabada?
Tem, sim sinhô.”
Tem bicicleta nas férias do Museu do Amanhã?
Teve, sim sinhô!

Mais uma vez os Jogos de Bicicleta fizeram parte da programação de férias do Museu do Amanhã. Encerramos nessa terça, uma série que contou com três edições dos jogos, envolvendo famílias e mais de 100 crianças, que participaram das atividades ao longo da programação.

mdajdb3
“É hora de brincar, e este ano vamos ter variedade, vai ser um barulho na cidade” versos da famosa canção de Carlos Galhardo, com trechos também citados acima. Nesse clima de alegria e brincadeiras, levamos aos visitantes do Museu, um pouco sobre a importância da bicicleta nas cidades e sua integração com as pessoas, suas famílias e compartilhamos técnicas para aprender a pedalar usando as bicicletas de equilíbrio.

Dessa forma, acreditamos que é possível construir cidades melhores, com mais qualidade vida, com mais brincadeiras e alegria, com mais pessoas usando mais bicicletas, mais vezes! Em outubro, mês das crianças, tem muito mais! Até a próxima.
mdajdb5