Bicicletas no Parque da Mobilidade

PMU232

As bicicletinhas, movidas a feijão com arroz, marcaram presença no Parque da Mobilidade Urbana (PMU), pelo segundo ano consecutivo, neste final de semana em São Paulo. Dezenas de crianças, seus amigos e familiares se divertiram com os Jogos de Bicicleta. Como sempre, foi incrível ver como as crianças descobrem rápido a forma certa para aprender a equilibrar suas bicicletinhas para pedalar sem as tradicionais rodinhas de apoio. 

pmu231

Além das crianças, os adultos ficam curiosos, fazem perguntas, participam e até se emocionam ao lembrarem dos tempos de infância, quando um simples lençol poderia se transformar em cabanas, túneis e esconderijos para suas brincadeiras. Tem papo de sobra quando começam a contar a forma como aprenderam a pedalar, suas aventuras em duas rodas e os passeios incríveis que fizeram ao longo da vida com suas bicicletas. 

pmu234

As crianças se divertem, ao mesmo tempo que aprendem, e a gente aproveita para compartilhar com os adultos, diversas formas para promover os jogos em suas casas, usando utensílios como potes de mantimentos ou caixas de papelão, embalagens de produtos de limpeza e uma série de ítens que toda casa costuma ter. Desse modo, sem gastar nada, podem transformar o que iria para o lixo em obstáculos para criar circuitos, como se fossem cones de sinalização e tantas outras coisas que a imaginação desejar. 

pmu233

Uma cidade que oferece segurança e divertimento para as crianças é uma cidade segura para todas as pessoas. Ficamos na torcida para que as cidades se transformem, a cada dia, em um verdadeiro parque de mobilidade urbana. Até a proxima! 

 

Jogos de Bicicleta em São Paulo

JdBSP3b

Dois anos após os Jogos de Bicicleta na Exposição o Dia Seguinte no Rio de Janeiro, os Jogos voltam à Expo, agora em sua edição de São Paulo, no Museu Catavento! As rodinhas giraram com mais de 200 crianças e suas famílias participando das atividades e brincadeiras para aprender a equilibrar. Com essas rodadas em SP, alcançamos a marca de mais de 1000 crianças que brincaram e aprenderam a pedalar conosco.

JdBSP4

Os jogos foram realizados na área externa do museu, tivemos sessões com sol, outras com chuva e vento, com variações de clima num único dia, como é bem comum em São Paulo. Nesse cenário, nossas conversas sobre as mudanças climáticas, tema da Expo O Dia Seguinte, se tornaram mais interativas entre as crianças e suas famílias. Foi um tira casaco, bota casaco, tira casaco, bota casaco muito parecido com aquela cena clássica do filme “Karatê Kid”. Foi nesse clima de diversão que muitas pessoas conheceram as técnicas para equilibrar e formas diferentes de estimular crianças na prática dos exercícios, que associados às brincadeiras, fazem do aprendizado uma atividade tranquila, suave e com muitas risadas.

JdBSP2

Aproveitamos para agradecemos ao Itaú, Fern e Decathlon, pelas bicicletas que nos cederam para tornar essa atividade uma realidade que pretendemos levar adiante, apresentado às crianças, com total segurança, o veículo que usarão no futuro!

JdBSP1

As técnicas mirabolantes e infalíveis para aprender a pedalar estão aqui e o folheto com os Jogos de Bicicleta, nesse link.

 

Dia das crianças com Jogos de Bicicleta IV

As rodinhas giraram no dia dedicado às crianças no Museu do Amanhã. Os Jogos de Bicicleta aconteceram no domingo que antecedeu o Dia das Crianças, envolvendo diversas crianças e suas famílias que se divertiram com as brincadeiras no Átrio, na área central do museu. Pelo quarto ano consecutivo, mais bicicletas e mais crianças se divertindo e aprendendo. Dessa vez, como em 2020, utilizando máscaras e respeitando todos os protocolos de segurança por conta da pandemia.
jdb214

Os jogos são uma forma divertida de aprender e ensinar a pedalar, participam crianças e adultos, que recebem orientações e dicas sobre como desenvolver o equilíbrio necessário para pedalar de forma suave, divertida, respeitando o tempo de cada criança e seus processos individuais. Não existe idade certa para aprender a pedalar, mas começando cedo, a sensação de liberdade e o prazer de sentir o ventinho no rosto vão incrementar as memórias na fase adulta.

jdb213

É uma coisa incrível ver as bicicletinhas dentro do museu com suas rodinhas girando e o sorriso estampado no rosto das crianças. Esse é combustível que gostamos de ter para que cada vez mais edições dos Jogos aconteçam. Que novas edições aconteçam e mais pessoas sejam alcançadas pela magia das pedaladas.

jdb212

Em breve mais Jogos de Bicicletas 🙂 desta vez em São Paulo, na Exposição O Dia Seguinte, nos finais de semana 23/24 e 30/31 desse mês. Nos vemos lá!

Dia das crianças com Jogos de Bicicleta III

mda_jogos-1b

Em 2018 realizamos o evento Bicicultura no Museu do Amanhã, a parceria para a realização foi um sucesso tão grande, que resultou em outras diversas atividades de lá pra cá. Dentre ela os Jogos de Bicicleta, que desde então já contou com diversas edições. Uma das mais marcantes delas e que este ano se repetiu pela terceira vez consecutiva, é o Dia das Crianças no Museu, rodadas especiais dos Jogos nesta data tão importante, onde buscamos juntar o veículo do amanhã, com os habitantes de nosso planeta também no amanhã, apresentando à estes os veículos que usarão no futuro e unindo fatores que são a essência do Museu, o amanhã.

DCIII

2018 ………………………………………………………….2019

Desta vez os Jogos foram realizados na parte lateral externa do Museu, com todos os cuidados necessários por conta da pandemia Covid-19, e mais uma vez os jogos levaram a cultura da bicicleta para crianças e seus responsáveis, num lindo dia de sol. A realização desta atividade é sempre algo muito gratificante para nós, para as crianças, seus responsáveis e também para o Museu, tudo em busca de um amanhã mais limpo, seguro e saudável.

jdb018

Os jogos são uma maneira divertida para treinar o equilíbrio necessário para pedalar. Clique aqui para conhecer mais sobre os jogos e aqui para fazer o download da cartilha com contém dicas de como promover as brincadeiras com suas crianças. Nesse momento de distanciamento social, pode ser uma forma de promover atividade física e divertida com elas. Essa foi a primeira atividade externa da TA em 7 meses.

Os Jogos de Bicicleta no Museu do Amanhã, foram realizados em 7 ocasiões, com 42 rodadas atendendo  aproximadamente 350 crianças.
Toda logística para realização dos Jogos é feita pedalando e as atividades são realizadas pelos Pedalentos.

 

Dia das Crianças pra gente grande e pequena

Foto: Bira Carvalho

Foto: Bira Carvalho

Com quantos anos você se sente hoje?

Estamos em Outubro de 2020, atravessando a pandemia da Covid-19, e nos aproximando do Dia das Crianças, celebrado no Brasil no dia 12 de Outubro, que nesse ano será uma segunda-feira, feriado prolongado, que por conta da Covid-19 pode nem parecer feriado para muitas pessoas. Que tal uma reflexão, de pensar sobre como nós, adultos, temos a oportunidade de vivenciar livremente a criança que existe dentro de nós. Já pensaram nisso?

Nesse cenário, a bicicleta pode ser uma grande aliada para reviver momentos e fazer o que a gente não podia fazer sem autorização prévia dos nossos responsáveis. Pegar a bicicleta e sair pelo bairro, desbravar ruas, curtir o vento no rosto e não ter hora para voltar pra casa.. Agora que somos “gente grande”, podemos fazer o que se deseja, na hora que der vontade  Boralá?

Você já se apropriou da criança que existe dentro de você? Já fez com ela tudo o que você queria que tivessem feito com você? Já liberou sua criança para se divertir e sair pedalando por aí?

Que tal se sentir com 12 anos, com o coração pulsante, com vontade de pegar a bicicleta e sair por aí, pedalar, pedalar, parar numa praça e passar um tempo no gramado olhando o céu e tentando formar figuras com a dança das nuvens? A hora é agora, hora para viver a plenitude da criança que existe dentro de cada pessoa que se tornou “gente grande”.

Feliz Dia das Crianças para nós!

.
Após dez meses os Jogos de Bicicleta voltam à ação, confira no site do Museu do Amanhã a programação para o Dia das Crianças e faça a inscrição de suas crianças.crianças.