por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes | Mobilidade Urbana e por Bicicletas | Qualidade de Vida | Educação Cicloviária | Transporte Sustentável
Neste Dia Mundial da Bicicleta, em parceria com a Tembici, orgulhosamente lançamos oficialmente o Programa de Aceleração de projetos Vai Longe!
A iniciativa visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras que contribuam para a mobilidade no Brasil. Serão selecionados até 4 projetos, iniciados nos últimos 12 meses e com previsão para serem concluídos ainda em 2021, em 3 categorias: Educação e conscientização, Promoção ao uso de bicicletas e Estudos e Pesquisas. Conheça a programação completa, o regulamento e inscreva seus projetos.
O Rio está revisando o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e quase todos tem a oportunidade de participar. Algumas organizações pró bicicletas e pedestres, incluindo a TA estão diretamente envolvidas, como a Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio – CSCRJ e Caminha Rio. Mas o cidadão e outros grupos preocupados com o planejamento e o futuro de nossa cidade podem participar ativamente. Oportunidade não muito comum por aqui, portanto, bora participar!
A participação popular é fundamental, assista o vídeo convite abaixo.
É possível aos cariocas participar dando sua contribuição direto através deste link.
Podem participar também respondendo às enquetes do Plano Diretor, neste link é possível contribuir com sua opinião.
Existirão ainda audiências públicas, acesse o site doplanodiretor.rio para se informar sobre as datas.
A ideia é fazer um plano o mais participativo possível!
Afinal quem mais conhece a cidade, são seus cidadãos.
Essa é uma excelente oportunidade de sugerirmos o que desejamos para nossa cidade. Participe!
A bicicleta aparece em destaque no site do Plano Diretor. Estaremos presentes em busca de garantir que ela tenha espaço de destaque também no conteúdo do Plano!
Tivemos nossa inscrição aceita para participar do processo de elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e da lei de parcelamento, uso e ocupação do solo da cidade do Rio de Janeiro. Conheça as organizações participantes. Ao mesmo tempo, fomos convidados para voltar a fazer parte do Conselho da Cidade, excelentes oportunidades para influenciar medidas pró bicicletas, acalmamento do trânsito e consequentes deslocamentos mais seguros em nossa cidade. A tarefa é difícil, mas o Rio tem um ótimo momento para se transformar, com excelentes equipes em diferentes áreas, como Urbanismo, Planejamento, Transportes, Engenharia de Tráfego e Meio Ambiente, todos com uma visão moderna de cidades mais saudáveis e tranquilas. Com todas essas secretarias trabalhando com Bicicletas e Pedestres na cabeça, a esperança por melhorias efetivas na Cidade é grande. Vale citar que no Meio Ambiente temos coordenando o Programa Cicloviário Carioca, nada mais nada menos que Viviane Zampieri do Bike na Pista. Na Presidência da CET Rio, Simone Costa, que a mais de dez anos incentiva o uso de bicicletas, tendo inclusive, sido uma super parceria nos tempos do saudoso ICE- Interface for Cycling Expertise, programa holandês que muito influenciou o planejamento cicloviário Carioca e de diversas cidades brasileiras. E liderando o Urbanismo, Washington Fajardo, curador escolhido pela Fundação Bienal de São Paulo para escolher os exemplos brasileiros a serem mostrados na Bienal de Arquitetura em Veneza, na mostra “JUNTOS” que compôs o Pavilhão do Brasil na Bienal de 2016. Com um time desses, podemos esperar por boas soluções para a cidade.
Que este cenário ajude na construção de uma cidade mais justa e inclusiva, onde o Plano Diretor Cicloviário se torne também uma realidade, quem sabe levando o Rio novamente ao status de Capital da Bicicleta no País.
Mais uma parceria com a Tembici seguindo a linha educativa usada na elaboração dos manuais online em 2020. Desta vez foram campanhas nas redes sociais, para público dirigidos, na Cidade de Salvador, no Estado de Pernambuco e entregadores ifood, todas no estilo “Fato ou Fake”, em vídeos que apresentam situações que podem trazer dúvidas aos usuários. Dúvidas sanadas, maior segurança nas ruas,
Ao longo de 2019 realizamos uma série de Rodas de Conversa e Encontros sobre Mobilidade Ativa, no Museu do Amanhã. A motivação principal, era aproximar pessoas da mesma área com pessoas interessadas no tema, para gerar troca de ideias, parcerias e “produtos”. Foi um sucesso! Dali saíram algumas parcerias que resultaram em novos encontros, seminários, troca de informações entre projetos semelhantes e soma entre projetos similares, foram diversos temas ao longo do ano e um deles foi sobre pedestres e seus desafios nas cidades.
Nesta roda de conversa sobre pedestres, onde os convidados foram Thatiana Murillo fundadora do Caminha Rio, Danielle Hoppe gerente de transportes ativos do ITDP Brasil e o Prof. Julio Loureiro pesquisador de mobilidade urbana vencedor do prêmio Walking Visionary na conferência WALK21 2015, surgiu a proposta de se fazer uma cartilha de orientação, informando ao pedestre sobre como proceder em caso de incidentes em nossas mal conservadas calçadas. A conversa seguiu, a ideia foi amadurecendo, até que em 2020 o texto se consolidou. Agora, o Caminha Rio publica o resultado no guia “Caiu na Calçada e o tombo foi feio? O que fazer? A quem Recorrer?” para orientar o pedestre quanto ao seus direitos. Clique no nome do guia ou na imagem abaixo para baixar o PDF e ficar informado sobre o tema.
Para nós da Transporte Ativo, foi uma honra e um prazer, não só participar da elaboração do documento, como ter proporcionado a oportunidade para que a ideia surgisse e se concretizasse através da Roda de Conversa.
Usamos cookies para permitir o bom funcionamento do site e para oferecer a melhor experiência possível. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso desses cookies. Você pode alterar suas configurações de cookies a qualquer momento. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade.